Na defesa da biografia do marido, mulher de Paulo Freire reclama a Michel Temer

Mauricio Moscardi: acusações sem confirmação, conforme declarou o juiz
Delegado esconde suas manobras judiciais e pede volta da censura ao blog
3 de julho de 2016
A entrega do novo velódromo, inacabado, reuniu o prefeito Eduardo Paes, o ministro de esporte interino, Leonardo Picciani, e o presidente do Comitê Olímpico, Carlos Nusman. Como se não bastasse, na placa comemorativa, Francisco Dornelles aparece como governador e ainda deram um jeito de incluir  o nome de Rafael Picciani. Foto: prefeitura do Rio de Janeiro/Ricardo Cassiano
L.F. Gomes: “O sistema público faliu. Estamos deixando esse debate de lado”.
5 de julho de 2016

Na defesa da biografia do marido, mulher de Paulo Freire reclama a Michel Temer

Paulo Freire

Marcelo Auler(*)

Paulo FreireApós tomar conhecimento que, através de servidores de uso do Serviço de Processamento de Dados do governo Federal – SERPRO -. na tarde de teça-feira (28/06), alguém modificou a biografia de seu marido, Paulo Freire, incluindo trechos do de uma publicação do site do Instituto Liberal  chamando o educador brasileiro, reconhecido internacionalmente, de “Assassinato do Conhecimento”, sua viúva, Ana Maria Araújo Freire, a Nita Freire, protestou em carta ao vice-presidente no exercício interino da presidência, Michel Temer.

“Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo”, diz ela na carta que jáchergou ao Palácio do Planalto.

Antes de pedir a colaboração do presicdente para o restabelecimento da verdade, Nita Freire alerta-o para a possível repercussão negativa internacional que o caso terá:

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo”.

A também educadora conviveu desde criança com Paulo Freire (1921-1997) e nos últimos dez anos da vida dele tornou-se sua esposa,. Recentemente, conforme divulgamos na reportagem Nita Freire: “não podemos deixar desmoronar as nossas esperanças!”, ao participar de um ato contra o governo Temer, acusou-o de querer acabar com os sonhos dos brasileiros:

“Este governo que está aí não está só acabando com os projetos políticos de igualdade, ele está destroçando os sonhos de nós, brasileiros e brasileiras. Está querendo que esqueçamos tantos anos de luta”.

No verbete editado, consta que Freire participou da última grande reforma da legislação educacional que resultou em um ensino “atrasado, doutrinário e fraco”. As críticas aos ideais de Paulo Freire têm sido comuns nos recentes debates envolvendo o movimento “Escola sem Partido” que questiona as diretrizes curriculares e o debate político dentro das instituições de ensino, acusadas de “ideologizar” os alunos. Para defender a ideia da escola sem partido que o ator Alexandre Frota – um estuprador confesso – esteve reunido com o ministro da Educação do governo interino, Mendonça Filho. O texto do site do Instituto Liberal, faz acusações levianas ao educador reconhecido mundialmente:

Aí está uma das origens da nossa já conhecida doutrinação marxista nas escolas e universidades, que em vez de formar cidadãos e profissionais para o crescimento do país, forma soldados dispostos a defender com unhas e dentes o marxismo no meio acadêmico”, diz o trecho de um dos parágrafos inseridos no artigo.

Nita Freire, em defesa da biografia do marido - Foto Marcelo Auler

Nita Freire, em defesa da biografia do marido – Foto Marcelo Auler

Em nota, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, disse que a alteração não partiu de suas instalações, mas de um órgão público federal que não pode ter o nome divulgado por questões contratuais. O Serpro administra a rede que provê acesso à internet em instituições públicas em todo o país.

Nita Freire cobra providências do presidente Temer de quem, segundo relata, já ouviu elogios ao educador. Abaixo a carta que encaminhou ao Planalto.

Exmo. Sr. Presidente Interino do Brasil

Prof. Dr. Michel Temer

ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipedia e SERPRO

Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador Paulo Freire, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V. Exa., mesmo estando nós dois, em termos ideológicos, em posições diferentes, no sentido de esclarecer assunto que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, de que partiu de dentro do governo através da rede do SERPRO, uma entidade pública, portanto sob a responsabilidade do Estado Brasileiro, a alteração no conteúdo da biografia de meu marido na enciclopédia livre Wikipedia, colocando-o como envolvido com um projeto de educação atrasado e fraco de caráter doutrinário marxista e manipulador.

Se não o tivesse conhecido na festividade de formatura de uma de suas filhas, creio que do curso de Psicologia/PUC-SP, ocorrida nos gramados do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, quando sentados lado a lado na Mesa Diretora, ouvi de V. Exa. o enorme respeito e admiração que tinha pela obra e pela pessoa de Paulo Freire, não teria a ousadia de Vos escrever.

Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipedia. 

Para a construção de um país verdadeiramente democrático é da mais alta importância, que, órgãos do Estado ou que prestam serviços a ele, como o SERPRO, não estejam compactuando com interpretações de espíritos liberais inescrupulosos, que, intencionalmente maculam a honra de um homem que deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo.

Acredito que o atual Ministro da Educação, natural do estado de Pernambuco, Mendonça Filho, como Paulo Freire o foi, teria o prazer (pessoalmente considero que o dever) de esclarecer e inibir que inverdades sejam ditas de seu conterrâneo, homem ético, probo e honrado, Patrono da Educação Brasileira. Acredito que o referido ministro se colocará e agirá, positivamente, a favor, no momento em que for instigado a isso por V. Exa., contra a manipulação da máquina do Estado a serviço do amesquinhamento de um dos mais importantes homens desta Nação

É claro que Paulo Freire não é unanimidade, ninguém o é. Ele pode ser lido, analisado e contestado, isso faz parte da liberdade de expressão necessária e desejável à construção da cultura letrada de alto nível de qualquer país. Entretanto, o local dos contraditórios deve ser aberto, responsável, no seio da sociedade civil __ na rua, na universidade e nas escolas, através da mídia, nos sindicatos e fóruns, etc __ e nunca dentro, exaltado por fato tendenciosamente ideológico-inverídico, acobertado pelo anonimato, por qualquer órgão da sociedade política.

É inconcebível que numa sociedade democrática se divulgue frases carregadas de ódio e de preconceito como: “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento” __ absurda e ironicamente, no ano em que Paulo Freire está sendo considerado nos EEUU como o terceiro intelectual do mundo, de toda a história da humanidade, mais citado, portanto mais estudado nas universidade norte-americanas, que, a princípio são contra o marxismo.

 Contando com Vossa compreensão e interferência para que se restabeleça a Justiça e a Verdade.

Cordialmente

São Paulo, 30 de junho de 2016.

ANA MARIA ARAÚJO FREIRE”

Apoio:

Advocacia Eny Moreira

6 Comentários

  1. Mestresabe disse:

    12 quadrinhos divertidos mostrando como homens e mulheres enxergam o mundo de formas diferentes
    http://www.mestresabe.com/2016/12/12-quadrinhos-divertidos-mostrando-como.html

  2. Jucicleide disse:

    Paulo Freire foi um grande educador, se sua filosofia fosse aplicada em todas as escolas brasileiras, sem dúvidas a qualidade da educação seria muito melhor.

  3. Jessica Silva disse:

    Ótimo artigo, bastante esclarecedor, vou começar a seguir mais esse site!!! Muito Obrigada !!! :D

  4. Otimo o artigo, consegui absorver muita coisa boa, estão de parabéns !!!

  5. Alfredo Pereira dos Santos disse:

    A mim interessa a resposta à seguinte questão: aumentou o nível da inteligência e da cultura no Brasil após a introdução do chamado Método Paulo Freire?

    Escolas privadas consideradas de alto nível, como o Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, adotam esse método? Adotam-no as escolas militares do Exército, cujo nível de ensino é considerado bom?

    Os resultados do PISA mostram que o ensino no Brasil está entre os piores do mundo. Teria Paulo Freire algo a ver com isso?

    Machado de Assis, Gilberto Freyre, Juliano Moreira, Milton Santos, Millôr Fernandes, José Guilherme Merquior, Eduardo Portella, Muniz Sodré, Joaquim Martagão Gesteira, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, para citar uns poucos, nunca ouviram, quando crianças, falar em Paulo Freire. Tornaram-se grandes nomes da nossa cultura sem Paulo Freire.

    Será Paulo Freire tão importante e necessário assim? Não estaria o Brasil carecendo de uma Pedagogia de Resultados?

Deixe uma resposta

O Blog não faz censura ideológica, removemos comentários que façam ingerência na vida íntima das pessoas – que não sejam pertinentes à postagem – assim como denúncias que não temos como comprovar. Também será excluído palavreado chulo. Entendemos que em determinados casos as pessoas usem pseudônimos para manter sua privacidade, o Blog, em uma atitude de cautela, não permitirá que pseudônimos diversos sejam utilizados pelos mesmo remetente. Detectados estes casos, os comentários serão removidos.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>