DPF Mauat quer fechar o blog e conhecer nossas fontes
20 de junho de 2018
Juristas aos ministros do STF: não sufraguem o ato de Fachin
25 de junho de 2018

Marcelo Auler (*)

Foi rápido. Não há mais vestígio do que ocorreu. Na terça-feira (19/06), quando foi para o seu tradicional banho de sol – normalmente a partir de 13 horas – na sede da Superintendência do Departamento de Polícia Federal no Paraná (SR/DPF/PR), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ali recolhido desde 7 de abril, surpreendido, deu uma boa risada.

Constatou que existe “infiltrado(s)” dentro do prédio, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, onde tentam isolá-lo de tudo e de todos.

No local onde é levado para tomar o seu banho de sol diário – um espaço no 3º andar do prédio, normalmente usado pelos servidores para tomarem café, fumar ou simplesmente conversar – que, como de hábito, estava isolado para se evitar qualquer contato com o preso, o ex-presidente deparou-se com um “Lula Livre”. Estava grafado toscamente no banco preto que ele normalmente utiliza. Não conseguiu conter o riso, como relatou depois aos seus advogados.

A expressão não permaneceu por muito tempo no banco. A administração da Superintendência tratou de mandar lixarem a madeira, apagando-a. Mas o fato gerou curiosidade sobre quem será o “infiltrado” na Superintendência, cujos chefes e agentes ligados à Operação Lava Jato têm participação direta na prisão do ex-presidente. E nas muitas tentativas de humilhá-lo e execrá-lo.

Uma prisão considerada injusta e indevida por ele, por sua defesa e pela totalidade de seus seguidores/admiradores. Mas também por centenas de juristas, do Brasil e do exterior, bem como até não apoiadores do ex-presidente. Agora descobre-se que eles também estão na própria Polícia Federal, como demonstrado neste pequeno episódio.

No espaço há dois bancos de madeira simples, sem encostos. Cada um com cerca de 3 metros de comprimento, ambos pintados de preto. O “Lula Livre” foi grafado naquele em que o sol bate no início da tarde, de modo a ser percebido pelo “réu” que merece tratamento diferenciado.

O banho de sol dos demais presos da carceragem do prédio (que fica no segundo andar) ocorre em outra área. No terceiro andar só Lula utiliza a área para essa finalidade. Afinal, ele está recolhido em uma sala especial no andar de cima, onde o acesso é restrito. Quando levado para o andar debaixo, normalmente após o almoço, a área é isolada. Servidores são proibidos de circular por ali. Fica sozinho.

O “Lula Livre” foi grafado arranhando a pintura no assento do banco. Tinha, segundo o Blog apurou, cerca de 20 cm. Suficiente para chamar a atenção pois destacava-se com o fundo preto. Deduz-se que, provavelmente, foi feito com algum instrumento pontiagudo.

Permaneceu pouco tempo. Logo foi raspado, com uma lixa. Mas ficou o tempo suficiente para ser apreciado pelo preso e deixá-lo feliz. Confirmou que mesmo ali na Superintendência há quem o apoie. Provavelmente ele jamais saberá a identificação do “infiltrado”. Não importa, ele deu seu recado e provocou o riso do ex-presidente.

(*) Reeditado, às 12:23 do dia 22/06 para acréscimo de informações, a partir de observação de Rogério Marques nos comentários.

 

AO LEITORES: Após participar da audiência judicial no processo que o DPF Eduardo Mauat nos move no Juizado Especial de Santa Cruz do Sul (RS), o Blog veio para Curitiba (PR) cuidar do processo pelo qual a delega Erika Marena nos censurou, acompanhar a situação da Vigília Lula-Livre, além de levantar informações sobre as delações premiadas. Como é do conhecimento de todos, o Blog sobrevive com a ajuda dos seus leitores/apoiadores. Ajuda imprescindível na divulgação de reportagens exclusivas, como esta acima, como também com contribuições financeiras que servem para o sustento da página e o pagamento de despesas destas viagem. Elas podem ser feitas em qualquer valor, em qualquer periodicidade, na conta bancária exposta no quadro ao lado. Mais uma vez agradecemos aos que já contribuem e àqueles que vieram a contribuir

21 Comentários

  1. Roberto Machado disse:

    Pra mim isso é manobra dos advogados…”Lula, escreva – Lula Livre – e conte essa historinha de infiltrado para levantarem o tema de que mantê-lo na sede da PF pode ser perigoso para a operação Lava Jato… assim, vamos trabalhar para sua transferência!”

    O que acham desta teoria????

  2. stenio disse:

    O banco esta envenenado entendeu não fique muito no banco

  3. Carolina disse:

    Deviam deixar ele torrando no sol!!!

  4. João de Paiva disse:

    Além de não apoiadores, Chefes de Estado e Ex-Chefes de Estado consideram injusta a condenação e a prisão do Ex-Presidente Lula numa solitária; dentre eles podemos citar o Papa Francisco, e o Ex-Presidente uruguaio, Pepe Mujica.

  5. Maria Luisa disse:

    Lula Livre!!! E que tome cuidado aqueles que pensam diferente dentro da PF e MPF.

    O Marcelo, como posso ajudar o seu site, sem passar pela conta corrente?

  6. Rutnete Thimoteo Pereira disse:

    Fico muito mais muito feliz, ele merece , agora muita muita oração para o dia 26/06, vamos pedir que DEUS TODO PODEROSO ilumune aqueles mnistros

    parabens para nois e para ele, continue feliz….

  7. Rutnete Thimoteo Pereira disse:

    Fico muito mais muito feliz, ele merece , agora muita muita oração para o dia 26/06, vamos pedir que DEUS TODO PODEROSO ilumune aqueles mnistros

  8. Sabrina disse:

    Que Alegria saber desse fato. Na PF do Paraná sei que a coisa já virou. Tenho amigos que trabalham lá. Acho que todos já pegaram nojo de Moro, Deltan, Igor, Marcio, etc. Aqueles fatos envolvendo escuta da cela do youssef, do fumódromo, o caso da Meire Poza, venda de proteção em delação e a evidente parcialidade de Moro abriram os olhos de muita gente. Sei que até quem era contra o Lula passou a se solidarizar com ele. Quem já era a favor apenas tornaram os laços ainda mais forte. No fundo os PFs sabem que ela só existe da forma como é hoje graças ao Lula. E sabem também que ela apenas se fortalecerá ainda mais com o retorno dele à presidência da República. Outro fato curioso q tomei conhecimento que apenas o retorno do Lula irá garantir a aposentadoria dos PFs, pois se ele não for eleito babau aposentadoria especial dos policiais. Os servidores ainda sabem que uma reforma na PF, com a criação de carreira única, irá ocorrer com o retorno de Lula! Feliz com a matéria!!!

  9. Nazareth da Costa disse:

    Fico imaginando aquele sorriso gostoso junto àquela covinha no rosto ao ler o LulaLivre. Pura alegria e satisfação ao saber que ali não tem só abutres.

  10. Rogério Marques disse:

    A condenação e a prisão de Lula são consideradas injustas não apenas por seus seguidores, mas por muitas pessoas, juristas entre elas, que acompanharam o julgamento do ex-presidente sem as paixões que a política comumente provoca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *