E se Lula for absolvido?
21 de Janeiro de 2018
A reação do Sul ao “Plano Atlanta”
23 de Janeiro de 2018

Militantes de movimentos sociais começam a ocupar Porto Alegre em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Marcelo Auler)

Marcelo Auler, de Porto Alegre (RS)

Militantes de movimentos sociais começam a ocupar Porto Alegre em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Marcelo Auler)

Pouco depois das 07H00 desta segunda-feira (22/01), 48  horas antes de ter início o julgamento do recurso que a defesa de Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) da Via Campesina e de outros 88 coletivos populares que cformam a Frente Brasil Popular começaram a ocupar a cidade de Porto Alegre.

A Marcha, que saiu da margem oposta do Rio Guaíba, foi aberta por diversas lideranças políticas como a senadora Gleise Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), João Pedro Stédile, um dos coordenadores do MST, Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul pelo PT (1999-2003), seu vice, Miguel Rossetto, que também foi ministro no governo de Lula, os também ex-ministros Alexandre Padilha e Pepe Vargas, que hoje é deputado federal junto com Paulo Pimenta, além do senador Lindbergh Farias, entre outros.

Nós vamos entrar em Porto Alegre de cabeça erguida por termos certeza da causa que defendemos, a causa dos justos, a causa do povo brasileiro“, anunciou a senadora Gleise ao se dirigir aos militantes. Ela ainda advertiu:

Esse julgamento marca um período da nossa história em que temos que optar a nos submeter a uma ditadura disfarçada, ou resistir e lutar por essa nossa jovem democracia. Tenho certeza que o espírito de todos e todas que estão aqui é o da resistência para que a democracia vença“.

Na sua saudação aos manifestantes, Stédile lembrou as lutas que os gaúchos sempre travaram em conjunto com o povo brasileiro. Conclamou ainda os cariocas a enfrentarem a TV Globo.  Por conta da Rede Globo, reclamou junto ao senador Lindbergh a dívida dos cariocas “conosco” de não a terem enfrentado uma vez que a classifica como: como

a mãe do golpe, a madrinha do golpe, é a financiadora do golpe e é a madrinha daquele juizinho de Curitiba que se acha acima da Constituição”.

Coincidência ou não, poucas horas depois jovens dos movimentos sociais entre eles do MST e do Levante Popular da Juventude, que entre suas “bandeiras de lutas” está a da democratização dos meios de comunicação, “ocuparam” a frente da sede administrativa da Rede Globo, na Rua Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, como mostrou a página do Facebook do jornal Brasil de Fato, editado pelo próprio MST.

Stédile deixou claro ainda que a caminhada realizada nesta segunda-feira é apenas o início de uma luta pela democracia que culminará com a eleição de Lula, novamente, à Presidência da República:

Daqui, da ponte do Guaíba, partiremos em marcha em mais esta jornada histórica, para fazermos a batalha pela democracia que começa hoje e vai terminar dia 7 de outubro quando nós vamos eleger o companheiro Luis Inácio Lula da Silva”.

 

 

O Blog em POA – Neste domingo (21/01) o Blog chegou a Porto Alegre. Nos próximos cinco dias, Marcelo Auler e Arnaldo César Ricci relatarão parte do que vem acontecendo na capital gaúcha onde na quarta-feira (24) o ex-presidente Lula será julgado pelo TRF-4. Esta viagem está sendo possível graças à colaboração dos nossos leitores e apoiadores, com contribuições em qualquer valor, que ajudam a bancar nossas despesas. Confira no quadro ao lado como fazer o depósito caso queira incentivar e investir nesse nosso trabalho. Aos que já colaboraram, renovamos nossos agradecimentos.

2 Comentários

  1. Dilma Coelho disse:

    Quero dar um grande e carinhoso abraço em cada um esses companheiros, irmãos queridos, pelo esforço de estarem indo a Porto Alegre. Agradecer a liderança de João Pedro Stédile, aos políticos do PT. Agradecer ao Auler e demais blogueiros, por nos permitir participar de longe, infelizmente não me foi possível ir.
    Vitória para todos nós!!!

  2. GERALDO ANTONIO TEIXEIRA disse:

    tOMARA QUE SEJA ABSOLVIDO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *