Do iluminado Veríssimo: A Segunda vítima

ornaGGN confirma no supremo que Força Tarefa afrontou aquela corte.
O supremo confirma: a Lava Jato o afrontou no inquérito contra Lula
28 de abril de 2016
As ameaças à Força tarefa não parte de ministros,como Eugênio Aragão, ou ex-futuro ministro, como Antonio Claudio Mariz de Oliveira. Elas são muito maiores dentro da própria Força Tarefa de Curitiba, como demonstro Carta Capital e a recente afronta ao Supremo. (fotos: reprodução)
Quem com ferro fere… Força Tarefa da Lava Jato pode tornar-se alvo de delação premiada
30 de abril de 2016

Marcelo Auler

carinha_colunista_VerissimoSei que muitos já devem ter compartilhado o artigo de hoje do mestre e incomparável Luís Fernando Veríssimo. Mas não resisto à tentação de republicá-lo, pois acredito que muita gente que deixou de ler jornais não o acompanhe e esta crônica merece ser repercutida. É clara, límpida e direta. Na veia de um Congresso Nacional que deve envergonhar a todos. Não preciso falar mais nada.

A segunda vítima(*)

Luís Fernando Veríssimo

Não se sabe exatamente o que os dois deputados enviados a Nova York fariam, se Dilma dissesse a palavra ‘golpe’. Pulariam das suas cadeiras e gritariam ‘mentira!’?

Era improvável que a Dilma usasse alguns dos poucos minutos da sua participação na conferência sobre o clima nas Nações Unidas para falar no golpe que ameaça seu governo, mas o pânico se instalou mesmo assim. Ela iria denegrir a pátria diante do mundo!

Houve uma mobilização geral para contestar o ainda não dito. Os ministros do Supremo Celso de Mello e Gilmar Mendes se apressaram a declarar que, ao contrario do que a Dilma poderia dizer na ONU, o impeachment em curso estava longe de ser um golpe. Estranho açodamento de quem, cedo ou tarde, terá que julgar questionamentos jurídicos do que está ou não está acontecendo no Brasil.

Mas não importava a inconfidência espontânea dos magistrados, importava a negação do que a Dilma diria. Antes que ela dissesse.

O Senado mandou o senador Aloysio Nunes atrás da Dilma, com a missão de rebater o que ela falasse, fosse o que fosse. E a Câmara, que não tinha dinheiro para pagar a passagem de uma testemunha de acusação do Eduardo Cunha na sua comissão de ética, subitamente encontrou uns trocados no bolso de outra calça e mandou dois deputados a Nova York, também para desmentir a Dilma.

Não se sabe exatamente o que os dois fariam, se Dilma pronunciasse a palavra “golpe”. Pulariam das suas cadeiras e gritariam “mentira!”? Começariam a cantar o Hino Nacional para abafar a voz da traidora? Nunca saberemos. Dilma não disse o que todos temiam que ela dissesse. Depois, em particular e para jornalistas, falou em golpe à vontade. Mas na ONU, diante do mundo, frustrou a expectativa de todos. O pânico foi em vão. Os dois deputados brasileiros teriam sido barrados na entrada do plenário da ONU, mas isso eu não sei se é verdade. Teria sido um final adequado para a farsa.

Dizem que a primeira vítima de uma guerra é sempre a verdade. Se for assim, a segunda vítima é certamente o senso do ridículo

* Crônica publicada nesta quinta-feira (28/04) nos jornais O Globo e Estado de S. Paulo.

Apoio:

Advocacia Eny Moreira

7 Comentários

  1. C.Paoliello disse:

    Caso alguém ainda tenha alguma dúvida sobre o porquê da ida de Aloysio Nunes ao Deptº de Estado dos EUA:

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/vasto-mundo/golpe-em-tempo-real-marcha-new-york-times-contra-venezuela/

  2. Agora o intelectual Veríssimo, para esta´nossa MÍDIA GOLPISTA ou melhor, para a GLOBOSTA, que é a verdadeira dona DESTA (DESTA, FACÇÃO MARROM)
    , tentarão denegrir a imagem do mesmo, aguardem os próximos capítulos…

  3. C.Paoliello disse:

    Tudo gira em torno de uma única questão: os Senadores estão à venda como os deputados que se venderam alegre e despudoradamente?

  4. Vera Suzana Fonseca disse:

    Veríssimo, sempre nos premiando com seus excelentes comentários.

  5. Fabio Brito disse:

    Precisamos corrigir os rumos, É POSSÍVEL IMPEDIR QUE A DILMA CAIA!!! Leiam e compartilhem!!!
    #AssembleiaNacionalPopularConstituinte
    FIM DO PT???
    A COVARDIA É UM VENENO QUE, ALÉM DA VIDA, LHE TIRA A ALMA!!!
    Respondam a enquete no Rebelde Silente!
    https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/28/fim-do-pt/

  6. Alfredo Aguiar disse:

    Grande Veríssimo. Impressionante como pessoas inteligentes conseguem dizer tanto em tão poucas palavras.

Deixe uma resposta

O Blog não faz censura ideológica, removemos comentários que façam ingerência na vida íntima das pessoas – que não sejam pertinentes à postagem – assim como denúncias que não temos como comprovar. Também será excluído palavreado chulo. Entendemos que em determinados casos as pessoas usem pseudônimos para manter sua privacidade, o Blog, em uma atitude de cautela, não permitirá que pseudônimos diversos sejam utilizados pelos mesmo remetente. Detectados estes casos, os comentários serão removidos.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>