Os excessos da Polícia Federal mostram que é preciso mudá-la. Mas, a Lava Jato a blindou.
24 de junho de 2016
Não basta falar da cultura do estupro, é preciso puni-la. E agora Dr. Marfan?
26 de junho de 2016

Temer é desmentido por Henrique Meireles. Em quem acreditar?

Marcelo Auler

O presidente interino Michel Temer reclama da herança economia, mas seu todo poderoso ministro da Fazenda, Henrique Meirelles diz que a economia brasileira é robusta. Quem está mentindo?

O presidente interino Michel Temer, de cara fechada, depois de ter reclamado da herança econômica e talvez por ter visto seu todo poderoso ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, desmenti-lo ao dizer que a economia brasileira é robusta. Em quem acreditar?

Na mesma sexta-feira (24;06) em que Michel Temer, presidente interino que assumiu o cargo por meio de um golpe, lamentou-se perante jornalistas da herança maldita que teria recebido, o seu todo poderoso ministro da Fazenda, o banqueiro Henrique Meirelles, adorado pelo chamado “mercado”, desmentiu-o.

Pela manhã, em entrevista à Rádio Estadão, Temer afirmou:

“Recebi uma herança mais complicada do que eu imaginava”

Já a nota oficial do Ministério da Fazenda abordando a obre a saída do Reino Unido da União Européia teve um tom totalmente diferente|:

A situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos”.

Corroborando a fala do ministro da Fazenda, a nota oficial divulgada pelo Banco Central afirma também que:

a economia brasileira tem fundamentos robustos para enfrentar movimentos decorrentes desse processo, especialmente, [um] relevante montante de reservas internacionais, o regime de câmbio flutuante e um sistema financeiro sólido, com baixa exposição internacional.”

A conclusão é que o presidente interino, às voltas com negociações de cargos para garantir votos que tentem lhe manter na cadeira para a qual ele não foi eleito, não sabe do que se passa na economia brasileira. Está dando palpites errados. 

Veja o que disse o presidente interino na Rádio Estadão:

“Eu realmente recebi uma herança um pouco mais complicada, digamos assim, do que aquela que eu imaginava. Você sabe que nestes anos todos em que eu participei como vice-presidente eu tive pouca atuação em termos de políticas públicas, do governo e particularmente em relação a conhecer, digamos assim, a intimidade operacional e financeira do governo (…) Foi uma realidade muito problemática, digamos, foi uma herança desconhecida”.

Nota da Fazenda desmente temer

Leia a íntegra da nota do Ministério da Fazenda:

“A situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos.

O país tem expressivo volume de reservas internacionais e o ingresso de investimento direto estrangeiro tem sido suficiente para financiar as transações correntes.

As condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros em função de eventos externos.

O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais

Além disso, o governo anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo.

A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do país reflete essas ações.

Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa.”

Veja agora o Comunicado do Banco Central do Brasil:

O Banco Central do Brasil está monitorando continuamente os desenvolvimentos nos mercados global e doméstico em razão da decisão manifestada pelos cidadãos britânicos no plebiscito de ontem e, caso necessário, adotará as medidas adequadas para manter o funcionamento normal dos mercados financeiro e cambial.

A economia brasileira tem fundamentos robustos para enfrentar movimentos decorrentes​ desse processo, especialmente, relevante montante de reservas internacionais, o regime de câmbio flutuante e um sistema financeiro sólido, com baixa exposição internacional”.

Agora tire as suas próprias conclusões!.

9 Comentários

  1. Certamente conteúdo de tamanha qualidade merece meu comentário de agradecimento. Parabéns e obrigado. Abraços, Luiz Carlos Casante

  2. Tereza disse:

    essa herança foi roubada não recebida,interino.

  3. C.Pimenta disse:

    Ainda sobre a intimidação contra o blog, os golpistas tentaram calar um manifesto da ONU e da OEA:

    http://www.tijolaco.com.br/blog/fica-quieta-onu-nao-funcionou-e-nacoes-unidas-criticam-temer-por-ebc-e-cgu/

  4. João de Paiva disse:

    michel temer e toda a quadrilha que o auxiliou no golpe e que ele levou para compor seu governo ilegítimo entendem mesmo é de negociatas, de esquemas para desviar recursos públicos em benefício particular dos poderosos (sejam eles políticos, empresários da iniciativa privada ou diretores corruptos por ele colocados em órgãos do governo e empresas estatais). De Economia, de Política (com P maiúsculo), de Interesses Nacionais, de Desenvolvimento Soberano e Inclusão Social esse traidor-golpista-usurpador não entende absolutamente NADA.

    • C.Pimenta disse:

      Paiva, a prioridade deste bando de gente primitiva que tomou o governo de assalto é entregar o filé mignon do patrimônio nacional às empresas estrangeiras que sobreviveram ao entreguismo de fhc. Seus adjetivos são todos pertinentes mas ainda não dá pra definir todas as dimensões dos membros desta quadrilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *