A preocupação do papa Francisco e o cinismo de Michel Temer
5 de setembro de 2016
A Democracia “mais ou menos ” de Eliseu Padilha
6 de setembro de 2016

Arnaldo César (*)

O golpe que derrubou Dilma Rousseff pode ter síido pela culatra para os tucanos que estão de olho no poder. Reasce a campanha pelas Diretas Já

O golpe que derrubou Dilma Rousseff pode ter saído pela culatra para os tucanos que estão de olho no poder. Renasce a campanha pelas Diretas Já na qual eles terão poucas chances. Foto reprodução O Cafezinho

Quem se deu ao trabalho de ler o artigo “Triste Fim”, do ex-presidente Fernando Henrique, publicado na edição deste último domingo (dia 04), de O Globo, ficou com travo amargo na boca. Como é de seu estilo, o “Príncipe dos Sociólogos” bateu e assoprou à vontade. Como sempre fez quando governou o País, também tratou do seu partido, o PSDB, com distanciamento obsequioso, como se nada tivesse a ver com ele.

O travo deve-se às entrelinhas embutidas no sermão dominical. Pendular como um trapezista mambembe, deixou transparecer que não está satisfeito com os rumos que o governo golpista vem tomando, nas últimas semanas. Aliás, o seu “enfant gâté”, Aécio Neves, no mesmo veículo e na mesma edição, também vocalizou o desentendimento com os parceirinhos do PMDB, adotando mais contundência e menos platitude.

Com medo das reações que poderão vir das ruas, nas próximas semanas, FHC propõe o que apelidou de: “verdadeira reconstrução e diálogo não hegemônico”. De certa maneira, desafiou o PT a este entendimento. Ou seja, o golpe saiu pela culatra.

artigo FHC pós impeachmentyO descontentamento da cúpula do PSDB com os milicianos comandados por Eduardo Cunha não passa – para usar uma expressão tipicamente tucana – de nhenhenhém.  Desde a década de 90, quando chegou ao poder, FHC sabe do oportunismo, truculência, fisiologismo e voracidade do dinheiro público com que o PMDB atua na política nacional.

Com eles esse papo de “verdadeira reconstrução” não cola. A federação de partidos em que o PMDB sempre foi – depois da morte de Ulysses Guimarães – só pensa nos interesses paroquiais de seus integrantes. Está aí, o “ínclito” Eduardo Cunha que não nos deixa mentir.

Quando capitanearam o golpe contra Dilma, os tucanos imaginaram que iriam tutelar Temer e o seu patrono Eduardo Cunha. Deram com os burros n’água. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, um tucanão anfíbio acostumado a servir quem está no poder, tem dado mostras de que mais dia menos dia abandonará o barco conduzido pelos gondoleiros Cunha/Temer.

Os ideólogos do PSDB também engendram que catapultando Dilma, agora, meteriam a mão na máquina do governo, em tempo, para alavancar o retorno deles ao poder em 2018. Sabem que num novo embate nas urnas com o PT serão fragorosamente derrotados. Sem fisiologismo as urnas tendem a ser adversas.  A coisa está difícil para todo mundo.

O próprio “Príncipe” admitiu isso no seu texto. Já no último parágrafo alertou que se o tal diálogo não hegemônico não ocorrer: “novamente a insatisfação popular se manifestará nas ruas”.

Enquanto não passar por uma ampla e profunda reforma, a política brasileira continuará se norteando pela lógica de que o eleitorado sempre apostou nos candidatos majoritários para exercer o poder executivo e mandou-os buscar a governabilidade, negociando com as trinta e tantas outras agremiações. Está aí a razão das famigeradas  alianças espúrias e oportunistas no País afora. Embora tenha feito tratativas com o que há de mais esdrúxulo na política nacional, FHC, hoje, condena tal prática. Considera isso: “atraso”.

O impeachment meia bomba de Dilma, fruto da irresponsabilidade e do oportunismo da Câmara Federal, empurrou o País para uma situação de conflagração. Não serão acordos de cavalheiros entre o PT, PDSB e demais partidos de centro que irão nos tirar desta encruzilhada. Os brasileiros estão enfarados de tanto nhenhenhém.

Só uma eleição direta, agora, vai nos salvar desta temida convulsão social.

(*) Arnaldo César é jornalista

9 Comentários

  1. african dolls disse:

    sex doll shop Soft Silicone Dolls Are an Absolute necessity For Your Next Outfit Party

  2. wmdollus/ disse:

    Youre so cool! I dont suppose Ive read something like this before. So good to find somebody with some authentic ideas on this subject. realy thanks for beginning this up. Sex Doll Blog

  3. bestbabyworld disse:

    I mean, Yes, it was my choice to read through, but I actually believed you’d have something interesting to say. Sex Doll Blog

  4. Raul Antonio varassin disse:

    AS PESQUISAS MOSTRAM QUE OS ÍNDICES DE APROVAÇÃO DO MICHEL TEMER CONTINUAM CAINDO,NÃO CHEGANDO NEM A 10%.E QUE O”PRINCIPE DOS SOCIOLOGOS-FHC” NÃO SE ELEGERIA NEM VEREADOR EM SÃO PAULO.

  5. C.Poivre disse:

    Depois de perpetrado o Golpe de Estado, um de seus líderes considerou “bizarra” a votação do senado:

    http://www.justificando.com/2016/09/06/dificil-e-dizer-o-que-nao-foi-bizarro-no-processo-de-impeachment-de-dilma-rousseff/

  6. Fatima Paiva disse:

    Esse fhcpodre enquanto viver será assimmmmmm. Achando’se. Ele se acha. Nem a.mher dele o aguentou, dizem que era uma mulher séria. Viver ao lado desse energumeno deve ser um sofrimento e tanto. Ele não cabe em si de tanta vaidade e maldade. Ele quer que o PT dialogue com esses abutres. .. Como? Ah não vamos permitir. E Lula inteligente que é certamente não o fará. A Dilma precisou de apoio, viraram as costas e incendiaram o país patrocinando tudo o que foi de baderna, criando instabilizacao social e econômica. Se eles mesmo ingressaram ano passado com acao para cassar a inscrição do partido do PT, não é um contra senso admitir que o diálogo entre a Estrela.lula e a noite, o mordomo golpista, sera importante para o Brasil? VAI SE CATAR FHC DUMA FIGA. FORA FHC, FORATEMERGOLPISTA. Morram….. vão pro inferno.

  7. Ana disse:

    Qdo somarem, mais do que a última passeata ” Fora Dilma” que foi maior do que a das Diretas Já…você pode dizer que saiu pela culatra. Menos,ta. Era esperar esse revolta por medo de perder seus direitos e mamatas .

    • C.Poivre disse:

      Segundo a enquete promovida pelo senado sobre a PEC que prevê eleições diretas para presidente junto com as de prefeito, recebeu a aprovação de 93% dos que a acessaram. Portanto vc está em franca minoria e o golpe saíu sim pela culatra para os golpistas tucanos que ao não se conformarem com a 4ª derrota consecutiva nas urnas resolveu apoiar um golpe onde não foram eles os beneficiários diretos como pretendiam.

  8. samuel haddad carvalho disse:

    Conforme sempre afirmei, como é possível para qualquer legenda partidária que vier a vencer eleições, governar sem se aliar com o que mais há de podre na política nacional: os herdeiros das capitanias hereditárias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com