Um balanço – nada risonho – do “lawfare”
25 de abril de 2018
Padre Amaro: prisão e injustiça se perpetuam
28 de abril de 2018

Marcelo Auler

Ao mesmo tempo em que vive, por conta das decisões da juíza Carolina Moura Lebbos, substituta na Vara de Execução Penal de Curitiba, um verdadeiro isolamento, ao ser impedido de receber visita que não dos parentes – às quintas-feiras – e de advogados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme alega sua defesa, agora sofre problemas financeiros causados pelos bloqueios de suas contas e do espólio de Marisa Letícia.

Em petição endereçada ao juiz Sérgio Moro (cuja íntegra está acessível abaixo), os advogados de Lula e do Espólio de Marisa Letícia dizem que, diante do bloqueio de bens e valores “por ele licitamente auferidos”,  o ex-presidente está impossibilitado de “manter sua própria subsistência, bem como a subsistência de sua família”. O bloqueio dos recursos o impede, ainda, de exercer seu peno direito de defesa, o que caracteriza “violação às garantias constitucionais da dignidade da pessoa humana, do contraditório e da ampla defesa”.

Tais fatos, segundo o documento protocolado na 13ª Vara Federal, “poderão, inclusive, gerar a nulidade de todos os processos, afora os demais vícios que os inquinam”.

A ordem do Moro que bloqueou todos os bens e valores de Lula e sua falecida esposa visava “garantir o adimplemento (pagamento) das obrigações pecuniárias decorrentes da condenação criminal ocorrida na ação penal n. 5046512-94.2016.404.7000/PR (o caso do triplex do Guarujá)”.  Mesmo depois que foi extinta a punibilidade contra Marisa Letícia, por conta do seu falecimento, o bloqueio dos bens dela permaneceram, segundo a defesa de Lula.

Advogados de Lula alegam que bloqueio do dinheiro ganho licitamente prejudica ampla defesa e sobrevivência dele.

Além do bloqueio imposto por Moro, Lula teve as contas bancárias e valores aplicados em planos de previdência privada retidos por determinação da 1ª Vara das Execuções Fiscais Federais de São Paulo, em uma ação fiscal que lhe move a Fazenda Nacional. A decisão do juízo paulista da Execução Fiscal atingiu os “valores existentes nas contas da LILS Palestras Ltda.”, empresa aberta por ele para administrar as suas palestras no Brasil e no exterior. Em consequência, dizem os advogados de Lula, lembrando as oito ações que lhe são movidas em Brasília e Curitiba:

Diante desse cenário, o Primeiro Peticionário (Lula) não dispõe de qualquer valor atualmente para fazer frente às despesas necessárias à sua subsistência e de sua família. Da mesma forma, o Primeiro Peticionário não dispõe de qualquer recurso para exercer seu direito fundamental à ampla defesa. Com efeito, não há recursos disponíveis para que o Primeiro Peticionário possa se defender das indevidas imputações que lhe foram dirigidas por meio de diversas ações judiciais — dentro da realidade do lawfare há tempos denunciada“.

Lembram na petição, que para se defender, Lula tem necessidade de contratar técnicos, inclusive em virtude das perícias que estão sendo realizadas. Falam ainda das despesas com o deslocamento não só desses auxiliares técnicos como dos próprios advogados, além das próprias custas e emolumentos processuais. Por fim questionam:

Como viabilizar essa defesa — na extensão promovida pelo texto constitucional, insista-se — se este Juízo e a Fazenda Nacional bloquearam todos os recursos do Primeiro Peticionário? Afora o caráter frívolo das acusações, próprio do lawfare, agora se pretende asfixiar a defesa pela completa ausência de recursos?”

Como exemplo de despesas, os advogados lembram que em outra ação que tramita na mesma Vara de Sérgio Moro, contra Lula e também um dos seus advogados, Roberto Teixeira – AP  n°. 5021365-32.2017.4.04.7000/PR – “até o presente momento, foram designadas 28 audiências nas quais, por óbvio, os defendentes do Primeiro Peticionário terão que se deslocar para diversos locais do País, exigindo gastos com passagens aéreas e demais despesas decorrentes da viagem”.

Falam ainda de dois outros processos – 5063130-17.2016.4.04.7000/PR e 5021365-32.2017.4.04.7000/PR – onde são necessárias perícias técnicas “dos sistemas de informática de alta complexidade, supostamente utilizados
para o gerenciamento de ilícitos pelo Grupo Odebrecht e que são empregados pelos acusadores para imputar ilicitudes ao Primeiro Peticionário”. Já na ação penal nº 0076573-40.2016.4.01.3400/DF,  a necessidade é de tradução juramentada de documentos para os idiomas sueco e francês, “com o intuito de cumprir Cartas Rogatórias expedidas para a inquirição de testemunhas essências ao processo”.

Recorrendo ao exemplo da Suprema Corte dos Estados Unidos, “que já teve algumas de suas decisões citadas em manifestações proferidas por este Juízo”, os advogados de Lula e do Espólio de Marisa Letícia citam decisões nas quais se declarou que “o congelamento de bens e valores não originados (untainted assets) de práticas ilícitas e necessários para a defesa representa supressão da garantia de escolha de defensor, tutelada pela Sexta Emenda daquele País (right to hire counsel of choice)”.  Ressaltam que “a despeito das diferenças existentes entre os sistemas
jurídicos brasileiro e norte-americano”, o direito de defesa é universal. E esse conceito do tainted money é importante para diferenciar a possibilidade de o acusado utilizar de seus recursos, desde que lícitos, para promover sua defesa.

Em consequência, pedem que o juiz libere a totalidade dos valores que pertencem ao Espólio de Marisa Letícia e – “a fim de evitar nulidade dos processos acima referidos por impossibilidade de exercício da ampla defesa” -, os
valores de Lula que, como já provaram em juízo, “não estão vinculados a qualquer ilicitude e têm origem certa”.

Leia aqui a integra da petição dos advogados de Lula

 

AO LEITORES : O Blog busca notícias exclusivas e com enfoques diferentes, em geral com detalhes e documentos que facilitam o entendimento do leitor. Isso provoca uma redução das postagens. Com menos publicações, dependemos do compartilhamento de nossas chamadas para atrair maior número de leitores à página. Também nos ajudam, e muito, as doações de leitores e admiradores que contribuem para nossa sobrevivência. Elas podem ser feita em quaisquer valores, em qualquer periodicidade, na conta bancária explicitada no quadro ao lado. Agradecemos a quem puder compartilhar nosso trabalho e aos que já contribuem com o sustento do nosso trabalho bem como às novas contribuições que forem feitas.

12 Comentários

  1. GERALDO disse:

    CHOLA MAIS! É MELHOR JAIRSEACOSTUMANDO #NOSSABANDEIRAJAMAISSERAVERMELHA

  2. Allex disse:

    Grande Marcelo Auler. Também fiz uma modesta contribuição financeira. Sempre que eu puder colaborarei. Afinal nós todos bem sabemos que reportagem de qualidade não sai de graça. Sou admirador do seu trabalho, cara. Você tem três indispensáveis virtudes para um repórter investigativo: competência, coragem e radicalismo (no sentido de ir fundo, de ir na raiz da questão). Avante todos nós!!!

  3. fabio Lima disse:

    Não entendi. Lula está preso. Tem casa, comida e roupa lavada, tudo bancado pela PF do Paraná. Na cadeia Lula não precisa de dinheiro. Quanto à subsistência da família , Lula não tem dependentes. Todos os filhos já são cavalos velhos . Será que eles são desocupados e ainda dependem do dimdim do papai ?

  4. A mediocridade dos medíocres disse:

    Se era o apartamento , aonde seu subordinado apreendido 250 milhões de dólares , senhor Paulo Roberto Costa , e ele como chefe a proprina foi o apartamento (!) então não entendo a necessidade de bloqueio financeiro , se não tem nada ilícito financeiramente em suas contas , pois segundo a Justiça seria o apartamento a proprina ( é totalmente , pelo tamanho da OAS , e a quantidade de obras no governo federal que tinha , desproporcional )

    • Gomes disse:

      Por que bloquear bens e recursos do Lula adquiridos ANTES do Lula ser presidente ?!?

      Ahhh…me esqueci que isso não é um processo legal e sim, uma cassada midiática-política-judicial.

      Só um idiota, imbecil, mau caráter e eleitor do Aécio, para fazer um comentário estúpido e dissimulado como o comentário acima.

      Lula está preso e mesmo assim TODO o noticiário é voltado para ataca-lo. Pessoas que validam essa perseguição são hipócritas que incitam o ódio e disseminam bobagens contra o Lula, mas silenciam sobre o desgoverno Temer e a base corruptas que o sustenta.

      Coxinhas querem se passar por alguém, mas são apenas uns “ze ninguém” corroídos pelo ódio.

  5. S.Bernardelli disse:

    A MINHA MAIOR RAIVA É COM ESSES STF QUE CÁRMEN LUCIA ESTÁ AFUNDANDO, NENHUM DELES TOMAM UMA ATITUDE CONTRA ESSE JUIZ INSANO. PARECE QUE ESTÃO COM O RABO PRESO COM ELE. ISSO É ÚNICA COISA QUE POSSO PENSAR. CADÊ A FORÇA DESSES MINISTROS? SERÁ QUE SOMENTE UM MINISTRO TEM CORAGEM DE PEITAR ESSE INSANO? ELE COMETE CRIMES E NADA ACONTECE COM ELE; ELE, PISA, COSPE E RI DA CARA DE TODOS ELES, APOSTO QUE ATÉ SE CABA POR AI A FORA DIZENDO QUE OS MINISTROS ESTÃO EM SUAS MÃOS. MORO É CHANTAGISTA E ISSO TODO MUNDO JÁ VIU QUE É. ATÉ O TEORI QUANDO VIVO JÁ TINHA VISTO ISSO E POR ISSO NÃO GOSTAVA DO MORO. QUEM SE SUBMETE A CHANTAGENS DE UM SUJEITO SEM ESCRÚPULOS COMO MORO PRA MIM É UM COVARDE. JÁ PASSOU DA HORA DESSA SUPREMA CORTE DAR UM BASTA EM MORO, DALLAGNOL, FERNANDO LIMA, E NESSA CARCEREIRA JUÍZA. JÁ PASSOU DA HORA DE MANDAR MORO JUIZAR NOS QUINTO DOS INFERNOS. ESTÃO ESPERANDO O QUÊ? O SUPREMO SER INVADIDO? SEREM PEGOS DE SURPRESA? TODOS ESTÃO REVOLTADOS COM JUSTIÇA DE MERDA DESSE PAÍS. NINGUÉM AGUENTA MAIS. ESSES MILITARES TAMBÉM SÃO OUTROS BOSTAS, GOLPISTAS, OPORTUNISTAS. O POVO TAMBÉM JÁ ESTÁ CHEIO DE VÊ-LOS FINGINDO QUE DEFENDE A PÁTRIA E O POVO E ISSO TODOS LERAM A DECLARAÇÃO DO TAL GENERAL QUE TAMBÉM NÃO ESCRÚPULO CHANTAGEANDO A SUPREMA CORTE. ATÉ HOJE O CASO DE MARIELLE E DO MOTORISTA ESTA ESQUECIDO. E VAI FICAR ASSIM SE POVO CONTINUAR PACÍFICO PORQUE ESSA GENTE SÓ ENTENDE QUANDO VÊ SANGUE.

  6. margaret disse:

    Marcelo, fiz simbólica contribuição ao seu blog, que considero um dos melhores da esquerda

  7. Ivete disse:

    Essa matéria é reveladora da extensão da perversidade da justiça universal de Curitiba!!! Parabéns pelas matérias de excelentes conteúdos Marcelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *