Após publicarmos no blog, no início da tarde desta quarta-feira (29/03) que em 2003, como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva retirou do Congresso o projeto de lei que liberava a terceirização enviado por Fernando Henrique Cardoso, em 1998 – e que o governo de Michel Temer acaba de aprovar irregularmente, trazemos aos leitores o pensamento dele hoje, sobre o mesmo assunto. Em vídeo gravado e divulgado pelo Partido dos Trabalhadores, Lula garante:
“Tudo foi feito para tentar mostrar que a terceirização vai facilitar a criação de emprego. É mentira. Para dizer que vai fazer com que o trabalhador vai poder ganhar mais. É mentira. Não existe exemplo no mundo em que a terceirização melhorou. Ela vai precarizar as suas condições de trabalho“. E acrescenta:
“Eu lutei muito para que a gente conquistasse algumas migalhas. Eu não me conformo de ver o cinismo desta gente que aprovou a terceirização quase que levando aos trabalhadores a ficar sem nenhum direito“. Veja o vídeo. Abaixo transcrevo a fala de Lula.
<
Aqui a transcrição na íntegra da fala de Lula:
“O Congresso Nacional aprovou a lei da terceirização. Eu fico imaginando, fico pensando, como é que você, dentro da sua casa, você, sua mulher, os seus filhos, estão imaginado o que vai acontecer nesse país?
Se você tiver alguém que possa lhe dar informação, pergunte para essas pessoas como é que era a vida do trabalhador brasileiro, antes de 1º de maio de 1943 quando foi feita a Consolidação das Leis do Trabalho. Pelo o que eu sei da história da vida do movimento sindical, era uma vida quase de escravo do povo trabalhador. Não tinha jornada de trabalho consolidada. Cada um trabalhava do jeito que bem entendia. Os empresários achavam que férias muito longas era o ócio, por isso eles só queriam dar dez dias de férias para o trabalhador.
Eles agora, com esta terceirização, estão levando o Brasil ao passado, não para melhorar a vida dos trabalhadores, mas para retirar direitos que os trabalhadores conquistaram ao longo de tantos e tantos anos de luta.
Ou será que algum empresário, será que algum deputado que aprovou, imaginou que vai melhorar? Qual o poder de negociação de um trabalhador diante do seu patrão? Com a espada na cabeça, com medo de perder o emprego? Nenhum.
Tudo foi feito para tentar mostrar que a terceirização vai facilitar a criação de emprego. É mentira. Para dizer que vai fazer com que o trabalhador vai poder ganhar mais. É mentira. Não existe exemplo no mundo em que a terceirização melhorou. Ela vai precarizar as suas condições de trabalho.
Você não pode aceitar, pacificamente, você retroceder 60 ou 70 anos atrás.
Será que toda vez que o país tem uma crise econômica é o povo trabalhador que tem que pagar? Será que os banqueiros não têm nada para pagar? Será que os empresários não têm nada para pagar? É só o povo trabalhador?
Eu lutei muito para que a gente conquistasse algumas migalhas. Eu não me conformo de ver o cinismo desta gente que aprovou a terceirização quase que levando aos trabalhadores a ficar sem nenhum direito.
Se você não acredita no que eu estou falando, espere um pouco e vamos ver o que vai acontecer nesse país.
Trabalhador trabalhando pela metade. Trabalhador trabalhando em lugares inadequados. Porque é esse o objetivo da terceirização. Não é melhorar a vida do trabalhador. Não é melhorar o salário do trabalhador. Não é dar estabilidade para o trabalhador. É tornar você mais vulnerável”.
2 Comentários
[…] Lula sobre a terceirização: é mentira! é cinismo! […]
[…] Lula sobre a terceirização: é mentira! é cinismo! […]