Tenho minhas dúvidas sobre a necessidade da prisão de Eduardo Cunha a esta altura dos acontecimentos. Aparentemente, a única justificativa palpável, dentro das regras do Estado Democrático de Direito, seria evitar uma fuga. Não resta a menor dúvida de que, se a Justiça bloqueou R$ 200 milhões, como se noticiou, ele deve ter outros tantos bem guardados, pois de bobo não tem nada.
Há, porém, motivos menos republicanos que poderiam explicar essa prisão. Um deles foi levantado pelo brilhante Fernando Brito, no blog Tijolaço: Prisão de Cunha “protege” Moro para ação contra Lula? No entendimento dele, Moro aceitou prender Cunha para prevenir “o questionamento, óbvio, que uma eventual ação contra o ex-presidente Lula teria se, ao ser desfechada, encontrasse Cunha ainda flanando por aí”.
É uma tese palpável, muito embora toda a reação já ocorrida em torno de Lula deva ter feito muita gente colocar as barbas de molho e repensar se vale a pena correr o risco de mandar prendê-lo..
Outra possibilidade, nada republicana também, é de tentar obter de Cunha uma possível delação premiada, algo que beneficiaria os dois lados: tanto os que investigam a corrupção, pois terão muitas histórias com detalhes, como o próprio Cunha. Além de vingar-se dos seus “muy amigos”, que o detonaram depois de utilizá-lo no golpe da destituição de Dilma Rousseff, ele poderá conseguir uma redução de pena. Medida importante quando se cai na mão de um juiz conhecido por suas sentenças desproporcionais.
Pelo sim ou pelo não, o certo é que muitos políticos começarão a colocar as barbas de molho, inclusive e principalmente Michel Temer. Afinal, mesmo que não possa ser processado por fatos ocorridos antes de assumir a presidência com o golpe do impedimento, qualquer denúncia de Cunha afetará seu governo. E muito.
Todos sabem – pois ele não escondeu de ninguém – que o sabor de vingança está na sua boca… Diante desta possibilidade, não resisti a publicar a foto ao lado. Fala por si.
Independentemente da prisão ocorrida na tarde desta quarta-feira (19/10), a foto acima, publicada inicialmente pelo site Jota no início da tarde de segunda-feira (17/10), mostra que Cunha vive o ostracismo. Passou a ser tratado como qualquer cidadão, inclusive quando o detector de metais de um aeroporto apita.Segundo o site, ele responsabilizou uma pulseira pelo alarme.
O que importa é que, caso ele ainda não tivesse percebido a perda do status, no dia em que foi revistado por um agente federal no cumprimento do dever certamente a ficha caiu.
Serve, portanto, como o registro do fim de uma longa era, em que ele dominou como ninguém – nos bastidores, inicialmente, e depois à frente de tudo e de todos – a política nacional. Neste período, poucos – alguns colegas jornalistas, entre eles – tiveram coragem de enfrentá-lo. Por isso foram até processados. A foto, portanto, pode significar – não há ainda como garantir – o fim da era Cunha na política. Se realmente for isso, vale deixar explícito que já foi tarde.
6 Comentários
https://REBELDESILENTE.WORDPRESS.COM/2016/10/22/DENUNCIA-EXPLOSIVA-ABALA-A-BLOGOSFERA/
DENÚNCIA EXPLOSIVA ABALA A BLOGOSFERA!!!
A LISTA QUE TODOS QUEREM CONHECER, NO MOMENTO, NÃO É A LISTA DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA É A DA REDE GLOBO!!!
LISTA EXPLOSIVA DA REDE GLOBO PROMETE REVELAR LÍDERES, DIRIGENTES DE PARTIDOS E PARLAMENTARES DA ESQUERDA BRASILEIRA QUE ESTÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO DA EMISSORA E SERIAM TRAIDORES DO POVO BRASILEIRO, APENAS QUINTA-COLUNAS, APENAS OUTROS X-9.
Fábio, já que é para lavar a roupa suja, será necessário divulgar a lista dos jornalistas que recebem jabaculê de políticos, jogadores de futebol,…continua valendo a frase do Barão de Itararé: “o Brasil possui melhor Imprensa que o dinheiro pode comprar”.
RECEBI ESTA INFORMAÇÃO DO PROF. PAULO MORENO, PESSOA SÉRIA…
Realmente uma enorme diferença de tratamento, o sr eduardo cunha foi até avisado previamente pelo próprio sérgio moro que telefonou para ele se preparar para a “farsa da prisão de fachada” como fez com deputado tucano sr sergio machado que ficou menos de uma semana em curitiba e depois foi mandado para a sua mansão em fortaleza que vale tres milhões de reais.
Sérgio moro, o globeleza, ator da rede globo do paraná, blindou 300 políticos picaretas, corruptos e ladrões delatados pelo sr marcele odebrecht no esquema do “deprop” o departamento informal de pagamento de propinas a políticos criado na odebrech no início da nova república.
O sr sergio moro também deu tratamento vip para o deputado tucano sergio machado (psdb-ce) e fará o mesmo com o corruptíssimo sr eduardo cunha. — Notem que cunha é muito esperto, ele foi o presidente da telerj na época das privatarias.
Eduardo cunha foi orientado pelos procuradores e outros magistrados e até por temer para se manter em silêncio e ele aproveitou o alerta para zerar as contas e transferir saldos milionários para outros países paraísos fiscais, eduardo cunha também transferiu parte das propinas para outro político corrupto, um testa de ferro, o corrupto sr henrique alves no “propinoduto” do porto maravilha no rio de janeiro.
ATÉ QUANDO SERÁ LEVADA ESSA FARSA? Os ratos estão todos soltos e os empreiteiros, a maioria foi presa. O objetivo é acabar com o Brasil e entregá-lo de mãos beijada. O golpista mor é de origem libanesa mas os outros ratos são brasileiros, o que os leva a traírem seu país? Que criaturas infelizes… FORA TEMER E SUA QUADRILHA…
Primeiro-Ministro japonês enquadra golpista e reclama dos prejuízos causados pela lava jato às empresas japonesas:
http://www.ocafezinho.com/2016/10/20/temer-vai-de-pires-na-mao-ao-japao-e-leva-fora-do-primeiro-ministro-shinzo-abe/
[…] Fonte: Eduardo Cunha: o registro do fim de uma era? | Marcelo Auler […]
Bem que o Juiz auxiliar do Min. Félix Fischer, Genro de Paulo Medina (ainda não julgado pela venda de liminares em 2007), assim comentou sobre o Cunha, e nada tendo feito o CNJ:
“…Vc Deputado, é um dos principais causadores desta crise politica que se passou em 2014. Vc Deputado, lobista dos interesses americanos e midiáticos do Brasil, vai pagar por tudo isso que esta causando a nação brasileira. Chegou sua hora Deputado.Vamos ver quem e mais forte agora, banda podre da politica! ”
Utilizou a última frase em analogia à Operação Furacão, na qual muito se utilizou em relação à justiça e ao envolvimento do seu sogro, que fora aposentado compulsoriamente pelo CNJ.
https://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/procuradoria-pode-pedir-que-eduardo-cunha-seja-investigado-1.969796
p.s.: o site mineiro só admite que se comente com cadastro de rg e cpf nos termos lá publicados, confirmando a autoria.
https://encontrofortuito.blogspot.com/2018/08/serendipity-republic.html