Em Brasília, não existe acaso; tudo é ardilosamente planejado
12 de abril de 2016
Compartilho: “Governo de “salvação nacional”. Salvação de quem?”
13 de abril de 2016

"Para quem acha que a política é um valhacouto de ladrões e cafajestes, Aliel e suas justificáveis indefinições é um sopro de esperança" - Foto: Agência Câmara

Arnaldo César (*)

Reeditado às 08:55 de quarta-feira (13/04) para acrescentar uma declaração do deputado.

"Para quem acha que a política é um valhacouto de ladrões e cafajestes, Aliel e suas justificáveis indefinições é um sopro de esperança" - Foto: Agência Câmara

“Para quem acha que a política é um valhacouto de ladrões e cafajestes, Aliel e suas justificáveis indefinições é um sopro de esperança” – Foto: Agência Câmara

Aliel Machado é um menino de 26 anos que chegou à Câmara Federal, em 2014, embalado por exatos 82.886 votos. É o mais jovem deputado federal da história política do Paraná. De classe média baixa nasceu na cidade de Ponta Grossa, um importante polo de agronegócios do País.

Foi da Juventude Socialista, do PCdoB e hoje está na Rede de Marina Silva. Na sua curtíssima trajetória política foi vereador e presidente da Câmara Municipal da sua cidade. Dele sabe-se que quando garoto engraxava sapatos pelas calçadas da Avenida Vicente Machado, a mais movimentada da cidade e também ganhava uns trocados carregando sacolas nas feiras livres.

Com exceção de seu expressivo eleitorado na Região dos Campos Gerais poucas pessoas conhecem esse rapaz.É bom ir logo avisando que ele não pertence a nenhuma dinastia de nomões da política nacional.

Em seu blog, ele justificou seu voto:

“Eu não negocio meu voto e não aceito cargo. Eu espero que, se comprovadas as irregularidades, este governo pague e a chapa toda seja cassada. Acho que o PT errou muito e precisa pagar pelo que fez, como está pagando com todas as prisões. Mas eu não posso eleger um novo programa para meu país com a dupla Michel Temer e Eduardo Cunha, denunciado na Lava Jato e que em breve terá seu pedido de afastamento votado pelo Supremo”.

Aliel ganhou notoriedade, na segunda-feira (dia 11/03), quando decidiu votar contra o processo de impeachment da presidente Dilma na Comissão da Câmara. Fazia parte do bloco dos indecisos.

Aliel Machado: perseguição imediatada dos intolerantes paranaenses, com um jovem político que votou com a sua consciência e não quis juntar-se aos processados e investigados.

Aliel Machado: perseguição imediatada dos intolerantes paranaenses, com um jovem político que votou com a sua consciência e não quis juntar-se aos processados e investigados.

Ele próprio revelou que mudou sua posição aos 49 minutos do segundo tempo. As questões constitucionais e falta de motivo para destituir a mandatária atormentaram o menino parlamentar. Ao jornal “Gazeta do Povo”, o de maior tiragem no Paraná, ele declinou a verdadeira razão que o fez se decidir pelo “não ao golpe”:

Dos 38 parlamentares que votaram pelo impeachment, 35 tinham contas para acerta na Justiça. Não poderia ficar do lado dessa gente”.

Para quem acha que a política é um valhacouto de ladrões e cafajestes, Aliel e suas justificáveis indefinições é um sopro de esperança. Depois que saiu o resultado desta votação, o rapaz tem sofrido toda a sorte de ameaças através Internet.

O xingamento mais brando é o de que “não poderá mais circular pelas ruas de Ponta Grossa”. Pode até ser que venha a ser agredido na sua cidade natal. Afinal de contas, Ponta Grossa nunca, em momento algum, assumiu posições de vanguarda na política nacional. Ao contrário.

Às vezes, é de onde se menos espera que brotam árvores mais vistosas. A presença de jovens com senso de Justiça e preocupados com o interesse do País é o que importa.

O simples fato de não querer se misturar aos ladravazes da Casa é um belo sinal em sua personalidade. Aliel é uma semente a ser cultivada e acompanhada.

Vamos torcer para que mais “Alieis” vicejem por este País!

(*) Arnaldo César é jornalista e pontagrossense

 

20 Comentários

  1. wilton cesar ferrete magalhaes disse:

    Parabéns, faço minhas as palavras de todos os comentários acima em relação a você. Espero q continue assim na política……

  2. Jonson disse:

    Parabéns Jovem e nobre deputado Aliel, pela sua atitude e pelo seu voto consciente e com a certeza de que fez a coisa certa. Estou feliz em ter lhe confiado o meu voto nas urnas!

  3. Domane disse:

    Parabéns, garoto! Me emocionei com seu gesto tão nobre num Congresso tão corrupto! Vc não ficará na História ao lado dos ratos liderados pelo Cunha. O Brasil honesto está com você!

  4. José Cleber de Freitas disse:

    São atitudes como a do Aliel que nos levam a não perder a esperança por uma política no sentido exato da palavra. Vá em frente, Aliel, e se mantenha firme e coerente com os seus princípios!!! Desse tipo de político é que estamos carentes para resgatar a nossa cidadania e acreditar na representatividade política, dentro de uma democracia.

  5. C.Paoliello disse:

    Quem diria! do Paraná surge este jovem político honrado e promissor!

  6. Angela disse:

    O Brasil precisa de politicos como você! Continue fazendo a diferença!

    • MARIA DE NAZARE QUEIROZ disse:

      parabéns ao jovem Deputado Aliel, com pessoas de caráter, com ampla visão da luta por nossa democracia, que precisamos em nosso parlamento.

  7. Octavio disse:

    Achamos a conduta dele correta, mas não podemos ficar nisto apenas. Temos que apoiá-lo combatendo quem o difama.

  8. Rogério Salles disse:

    Quem se diz contra a corrupcao pode até apoiar o impeachement da Dilma mas obrigatoriamente teria também que.exigir o impeachement do Temer e exigir o afastamento do Cunha. Nao Vejo nem de longe isso acontecer ao contrário fingem que essas pessoas não existem no processo mesmo uma quase virando o presidente e a outra sendo só o comandante do Processo e presidente da câmara.

    Por isso, sim é Golpe. Se não fosse estariam todos os citados também na Berlinda, sem dúvida.

  9. Sócrates disse:

    Nada vale mais em um homem que o seu Caráter. Esse Jovem Parlamentar mostrou que é um Homem de opinião própria, Honrado e Justo.

  10. Flávia Oliveira disse:

    Num estado em que o Alexandre Curi é quem dá as cartas na secretaria de segurança (ele nomeia todos os secretários, inclusive o federal que tá lá hoje, e que tinha a mulher de fantasminha no gabinete dele), um rapaz desse aí é meio difícil de acreditar.
    Deus proteja esse moço, aqui tudo de esquisito acontece, podem acabar matando esse rapaz viu.
    Vejam o que os pm do richa fizeram lá no oeste, assassinaram pelas costas uns infelizes, e vão continuar matando na covardia.

  11. Pedro da Silva disse:

    Parabéns pela matéria…Aliel, você é um peixe fora d’agua!! Isso é excelente…o Paraná está na vanguarda do atraso, vc não. Pessoas como você nos enchem de esperança! Você é combustível contra o golpe… Parabéns

  12. Benjamin Eurico Malucelli disse:

    Esse é o único momento em que sinto orgulho de ser paranaense. A República Fascista de Curitiba e a odiosa e preconceituosa e não menos fascista Ponta Grossa me envergonham e eu as repudio. Parabéns, Alies, é de paranaenses como você que o Brasil precisa.

  13. Sue disse:

    Aplaudamos a atitude do jovem e promissor nobre deputado. Parabéns pela atitude honrosa.

  14. Você é um exemplo para o Brasil. Não ligue para os desaforos que são dirigidos a você. O Brasil lhe acompanha e lhe agradece.

  15. S.Bernardelli disse:

    Pode ter certeza jovem Aliel que vc jamais estará sozinho só pelo fato de vc não ter se misturado a banda podre de políticos, e essa sua atitude digna jamais será esquecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *